Os Benefícios do Banho Gelado


Eu ouvi falar sobre exposição à água gelada pela primeira vez através do Tim Ferriss, no livro The 4-Hour Body. No capítulo Ice Age, ele menciona o método de um cientista da NASA, Ray Cronise, que perdeu mais de 13kg de gordura  em 6 semanas, tomando banhos gelados e bebendo água gelada. O próprio Tim Ferriss foi além, submergindo o seu corpo em banheiras com gelo por 20 minutos.


Na internet, encontrei muitas referências sobre o assunto. A premissa é de que a breve exposição, de forma regular, do corpo ao banho gelado pode melhorar a saúde. Quanto maior a regularidade da exposição, melhores os resultados.

Decidi compilar aqui os 6 benefícios mais interessantes:

1. Melhora a circulação: boa circulação sanguínea é vital para a saúde cardiovascular. Uma circulação de sangue saudável recupera os músculos mais rapidamente após intenso exercício físico e um banho gelado é uma forma fácil de melhorar a circulação. Água gelada age como vasoconstritor, ligeiramente aumentando a pressão. Desta forma, o oxigênio e os nutrientes chegam aos músculos em menos tempo.  

     2. Fortalece o sistema imunológico: pesquisa sobre o efeito de banhos gelados regulares aponta o aumento de células que protegem o corpo. A estimulação causada pela temperatura fria, que aumenta o metabolismo do corpo, ativa também o sistema imunológico.
     
     3.  Mantém os cabelos e a pele saudáveis: água quente resseca a pele e os cabelos ao remover os óleos que naturalmente os cobrem. Se tu quiseres evitar coceiras e palidez, diminua a temperatura da água. Pra mim, a sensação de limpeza acontece só com água gelada. Além disso, esse tipo de banho deixa a pele radiante ao fechar as cutículas e poros.

     4. Melhora o humor e bem-estar: toda vez que termino o banho com água gelada, eu me sinto revigorado e energizado. O coração bate forte a agitação do sangue pelo corpo ajuda a me livrar do cansaço matinal.  Pra mim, o pico de energia dura por horas. É quase como tomar um energético. Muitas pessoas acreditam que banho gelado é uma ótima técnica para reduzir o estresse. Eu acredito.

    5. Ajuda a dormir: o estresse gera tensão nos músculos do corpo, dificultando na hora de dormir. Tenho tomado banhos gelados também antes de deitar na cama (1h antes) e sinto os músculos, principalmente do pescoço e trapézio, relaxarem fazendo com que o sono chegue mais rapidamente.

     6. Economiza energia: banho gelado não usa gás nem eletricidade. É mais economia no fim do mês.

Guia do banho gelado:

Se tu estás acostumado a tomar banho quente, é importante fazer uma adaptação gradual de temperatura para não causar um choque no corpo. Minha sugestão é iniciar com água quente e gradualmente diminuir a temperatura.

1. Comece com água quente para acostumar o corpo com o contato da água.
2. Gradualmente diminua a temperatura da água até ficar gelada, aplicando o jato especificamente em uma parte do corpo e depois na outra para se adaptar.
3. Posicione todo o corpo embaixo do jato de água durante 40-60 segundos.
4.  As etapas de 1 a 3 podem ser repetidas desde que o banho termine sempre com água gelada. Este método é conhecido como Contrast Shower.

Apenas lembre-se de tomar cuidado caso tenhas pressão alta ou problemas cardiovasculares. Evite tomar banho gelado logo após as refeições.